Linux is Commerce

Linux, é muito mais que um sistema operacional. Linux é uma idéia! Idéia essa que visa em seus primórdios valorizar o avanço da TI em relação ao impessílio da propriedade intelectual. Trocando em miúdos, você pega algo que alguém já criou e desenvolve ou customiza em cima, tendo a obrigação de repassar as alterações realizadas por você para que outras pessoas possam utilizar também tornando isto um ciclo vicioso, onde não é mais necessário inventar a roda todos os dias. Até aqui tudo muito interessante, mas por que então tantas empresas odeiam essa idéia e chegam a dizer que não conseguem faturar com esse esquema? Está questão é puro Marketing (mercado). Mas que … então é Marketing?

Definição de MKT: “Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes as relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou individuos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade” (Alexandre L. Las Casas).

Devemos ao tentar comercializar um produto ou um serviço, responder algumas questões, que são de extrema importância se quisermos que à atividade seja bem sucedida.

  • O que é meu produto(serviço)?
  • Em que ramo atuo?
  • O que eu tenho que oferecer no mercado?
  • O que é meu diferencial?
  • Quem é meu cliente?
  • O que o cliente espera do meu produto(serviço?
  • Onde esta meu cliente?
  • Qual o investimento necessário?

Se Diretores de Ti, Gerente de Projeto, etc, respondessem a estas perguntas, eles não diriam que é impossivel dar suporte ao Linux, dando como explicação a grande diversidade de distribuições existente no mercado.

Para explicar isso vou citar um exemplo fácil:

Vejamos, se eu fosse um fabricante de hardware como faria para que as distribuições Linux tivessem o driver para o hardware que eu fabrico?

A primeira resposta que vem a nossa cabeça é a mesma que grandes empresas acabam aplicando, simplesmente distribuir o driver para os mantenedores das distribuições. O que acaba resultando nessa enorme dificuldade, pois o mantenedor da distro vai colocar o driver do meu hardware apenas se por ventura tiver vontade ou for do agrado dele.

Porém se usarmos de uma outra estratégia de MKT, veremos o quanto uma boa estratégia de marketing representa para alcançarmos nosso objetivo.

Analise-mos a esquematização:

produto(serviço) – preço – distribuição – promoção

Se manipularmos o mercado criando nele uma necessidade ou desejo por parte dos consumidores pelo meu hardware, os consumidores vão procurar utilizar apenas as distros Linux que possuem o driver para este meu hardware. Contudo se uma distro Linux quiser participar ativamente no mercado, terá como obrigatoriedade possuir este driver.

Algo como a Tetra Park faz. Em vez da empresa desperdiçar esforços presionando seus clientes(indústrias alimentícias) na aquisição de embalagens melhores, a empresa inverte o papel e prova essa necessidade direto nos consumidores de seus clientes. fazendo com que seus clientes adquiram as novas tecnologias sem rodeios.

Uma outra dica é não vender o “Linux”, e sim dizer que você vende um ambiente customizado que satisfaz as necessidades e os desejos dos seus consumidores. Pois um pensamento ou uma idéia tão somente não tem valor no mercado. O que se consegue vender são idéias que tenham aplicabilidade comercial.

E podemos dizer sim. “LINUX IS COMMERCE”.(Essa frase faz parte de uma das campanhas da IBM para a adoção do Linux)
Marcos Vinicius M. da Silva Junior (marcos.cortez@gmail.com)

Retirado de “http://wiki.underlinux.com.br/index.php/Artigos/Linuxiscommerce

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s