O que vale mais: ganhar bem ou gastar bem??

As vezes temos uma idéia errada do que importa mais: ganhar bem ou gastar bem.
Gastar bem, neste caso não significa gastar muito, preste atenção nisso. Gastar bem significa aplicar os seus recursos de forma conciente, sabendo onde e quando aplicar o dinheiro da forma mais benéfica para todos. Por exemplo, as vezes, tem-se a idéia errada de investimento. Investir não significa somente comprar algo e pronto. Comprar uma TV 29″ nova, não significa investimento. Comprar um fogão novo também não significa investimento. Gealmente se compra essas coisas como bem de consumo. estes itens só irão se tornar investimento se você obter algum lucro com eles. Vamos imaginar que você seja dono de um bar. A TV 29″ irá atrair mais clientes, para ver o jogo no final de semana, ou alguma atração televisiva. o fogão poderá ser útil para aumentar a capacidade de produzir mais comida, fritar mais bolinhos, neste caso também teremos um aumento de receita. Neste caso pode até ser que a TV e o Fogão sejam investimentos, caso contrário, se forem somente para uso pessoal são simplesmente bens de consumo e nada mais.

Muitas pessoas fazem previsões muito exagerada de lucro fácil e pensam em fazer financiamentos, para expansão da empresa. Quando conseguem o tão esperado financiamento pensam em “aplicar”, “investir” o dinheiro em um caro novo. Esse tipo de atitude na maioria das vezes é bem imatura, pois em vez de investir realmente na empresa, usa-se para bens de consumo novamente.

Novamente vamos rever os conceitos: Se você comprar o carro porque precisa fazer entregas, precisa de um carro maior, que gaste menos com manutenção, nesse caso vai ser, sim, realmente um investimento. Mas se usar o carro simplesmente para passear com a família no final de semana, pode ser que mais cedo ou mais tarde você possa estar arrancando os cabelos da cabeça (caso eles ainda não tenham caido por conta própria) e se arrependendo dos seus negócios, e será mais um a reclamar da “crise” que se abate sobe o país.

Então vamos pensar bem nossos investimentos e ver se realmente vale a pena, fazer aquele financiamento que tanto esperamos. Isso é claro, somente após um bom planejamento financeiro, aquelas chatas análises e previsões de gastos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s