Richard Stallman — 15 Anos de Software Livre

Hoje acordei com uma vontade de escrever algom sobre o Linux e o SL. porém como não é preciso reinventar a roda, achei melhor colocar algums palavras, pelo Proprio Richard Stallman (texto escrito em 17 de Março de 1999). Se quiser ler o texto na integra clique no link abaixo…

Richard Stallman é o fundador da Free Software Foundation, o autor da Licença Geral Pública GNU (GPL), e o desenvolvedor original de softwares notáveis como o gcc e Emacs.

17 de Março de 1999, 17:23:16
Agora faz 15 anos desde o início do Movimento do Software Livre e o Projeto GNU. Nós tivemos uma longa caminhada.

Em 1984, era impossível usar um computador moderno sem a instalação de um sistema operacional proprietário, o qual você deveria obter sob uma licença restritiva. Ninguém tinha permissão para compartilhar software livremente com outros usuários de computador, e dificilmente alguém poderia mudar o software para que satisfizesse as suas necessidades. Os donos dos softwares levantaram muralhas para nos dividir.

O Projeto GNU foi fundado para mudar tudo isso. Seu primeiro
objetivo: desenvolver um sistema operacional portável compatível com o Unix
que seria 100% software livre. Não 95%, não 99.5%, mas 100% livre — um
sistema que os usuários teriam liberdade para redistribuir totalmente, e livres
para contribuírem e mudarem qualquer parte dele. O nome do sistema, GNU, é um
acrônimo recursivo significando “GNU’s Not Unix [GNU Não é Unix]” — uma maneira de pagar o tributo ao Unix, eenquanto ao mesmo tempo dizendo que GNU é algo diferente.

Leia o texto na Íntegra em Richard Stallman — 15 Anos de Software Livre. (Vale a pena…)

Deixe um comentário