Teoria da Desinformação

Bem, Em primeiro lugar, Bom dia a todos, ou boa noite, conforme a ocasião

Este Post não tem a intenção de ofender ou magoar ninguém. Mas vai. Talvez, não explicitamente, com direito de resposta, etc, mas certamente alguém vai se sentir magoado, com certeza. Mas é para o bem comum…

Quem me conhece bem (duas ou três pessoas) sabe que sou uma pessoa muito cética, é difícil acreditar em qualquer coisa, talvez até um pouco teimoso em admitir que algo que eu não conheça seja possível ou verdade. Não é por mal. Aprendi a me cuidar com a vida. É claro que agora já estou bem mais flexivel a reconhecer minha ignorância. Tem uma frase que eu gosto de repetir, não sei quem criou: “Enquanto mais a gente aprende, mais a gente reconhece o quanto somos ignorante…” Não sei se é bem essa a frase, mas é mais ou menos por aí.

Tudo bem. voltando ao tema principal: Vimemos hoje na “era da informação”. Todo mundo, quer estar sempre bem informado sobre tudo o que acontece, em todos os lugares, em todos os setores. A propria globalização exige isso. Então ser uma pessoa som informação é inconcebível. Por isso muitas pessoas procuram se informar de toas as formas possíveis: Livros, revistas, jobais, telejornais, blogs, sites,e-mails, etc.

E é aí que mora o perigo. Onde buscar a informação correta? Em que locais buscar conhecimento. em quem confiar, quais fontes?

Antes de falar sobre fonte de informação, vou falar sobre Desinformação. Informação tudo mundo sabwe o que é. mas desinformação é um pouco mais complexo, e dispende um pouco de raciocínio.

Se eu não sei sobre um determinado assunto, ou fato, eu sou ignorante.
Se eu obter uma informação incorreta, sobre um determinado fato, então eu sou desinformado.

Nisto consiste a desinformação: prestar uma informação errada, criando a ilusão de que está transmitindo a verdade a outra pessoa, e criando nela a sensação de “possuidora do conhecimento”.

O Assunto é realmente complexo, poderia ser escrito um livro sobre o assunto e não seria completamente esgotado.

Leia mais sobre Desinformação em: Funk Styles, InforGuerra, inf.ufsc e inf.ufsc, Mídia sem mascara, wikipedia/SBT.

Mais tarde estarei falando novamente no assunto… Não deu tempo de terminar hoje. isto é apenas um esboço…

Deixe um comentário

Arquivado em Geral

Deixe um comentário

