Introdução a Administração (parte I)

Unidade 1

Objetivo: Estudar os conceitos referentes a Administração, ao Administrador, suas habilidades e competências, asssim como a Organização e sobre os efeitos da globalização.

Formação do Administrador

O Administrador é um profissional que abrange várias áreas, com várias funções e habilidades. Segundo Drucker (1998) ele precisa ser um empreendedor, e ao mesmo tempo ser capaz de gerar resultados maior que a soma das partes (sinergia) de seus coloboradores.
Além disso a tarefa do Administrador caracteriza-se pela obtenção de resultados obtidos por meios de terceiros e do desenpenho da equipe (lacombe, Heinborn)2003. Ao admionistrador é necessário habilidade para coneseguir soluções para as dificuldades da organização.

De acordo com o Ministério da educação (BRASIL, 2003) O Administrador deve apresentar um perfil genérico, conforme as especificidades relacionadas:

  • Valores de responsabilidade sociaç, justiça, ética profissional;
  • Sólida formação humanística;
  • sólida formação técnica;
  • competência para empreender;
  • atuar de forma interdisciplinar;
  • compreensão da necessidade do aperfeiçoamento contínuo;

Ainda há outros requisitos básicos:

  • Comunicação e expressão (intercomunicação, elaboração de documentos);
  • raciocínio lógico, crítico e analítico;
  • visão sistêmica e estratégica (visão do todo);
  • criatividade e iniciativa;
  • capacidade de negociação;
  • tomada de decisão;
  • liderança;
  • capacidade de desenvolver o trabalho em equipe.

O administrador deve ser capaz ainda de inovar, revigorando o sistema econômico. Assim, um dos principais atributos do empresário é a visão. Esta visão caracteriza-se pela capacidade de identificar detalhes do ambiente de negócios que outras pessoas não percebem, e que são oportunidades por se inovar em produtos, serviços, mercados e tecnologias.

O empreendedor é movido por idéias ou ideal pessoal, emquanto que o empresário deve estar comprometido seriamente com seu negócio, avalliando riscos e compromissos assumidos.
A causa da mortalidade de muitas empresas novas (segundo o SEBRAE + ou – % dasempresas jovens morrem antes de completar dois anos no mercado), é que , em muitos casos, são constituidas excluisivamente a partir de umna idéia ou ideal, sem uma avaliação do mercado nem um planejamento estratégico.

O quadro que foi apresentado até agora aprensentam quatro concepção para o termo Administração:

  • Corpo dos conhecimentos que compõem uma área do saber específica, chamada Administração;
  • corpo dirigente de uma organização, responsável pela tomada de decisões;
  • conjunto dos elementos que compões o provcesso administrativo (planejamento, organização direção e controle);
  • exercício da função administrativa, em um escopo específico, por exemplo: Administração financeira;

Características dos administradores:

Ao administrador é necessário possuir várias habilidades, dentra as quais:

  • Habilidades técnicas – São os métodos, os processos, normalmente adquiridos através das informações passadas em sala de aula;
  • Habilidades interpessoais e de comunicação – Ou habilidades humanas – Extremamente necessrias na vida do administrador, podem ser aprendidas dentro ou fora do contexto acadêmico.
  • Habilidades Conceituais e de decisão – Reconhecimento de questões complexas e dinâmicas que oinfluenciam os problemas e as resoluções dos mesmos.
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