Introdução a Administração (parte II)

Unidade 1
Características dos administradores (continuação):

Podemos entender competências como a capacidade de mobilizar saberes (desenvolvidos ao longo da vida social, escolar e laboral) para agir em situações reais de trabalho.
Podemos entender dois grupos de competências:

  • Técnicas – referente ao perfil profissional;
  • de suporte – agregam valor as competências técnicas;

Estas competências são constatadas quando utilizadas no ambiente organizacional. Para facilitar o desenvolvimento e a avaliação das competências gerenciais. (Bouyegues (apud, GRAMIGNA, 2007) elenca os seguintes indicadores:

  • Experiência adquirida
  • respeito pelos objetivos organizacionais;
  • qualidade nos contatos internos;
  • qualidade nos contatos externos;
  • formação e valorização dos colaboradores;
  • expressão de liderança;
  • interesse em comum pela empresa e pelo grupo;
  • Qualidades de fundo:
    • Personalidade carismática;
    • adaptabilidade;
    • autonomia/capacidade de correr riscos;
    • ambição;
    • valorização dos demais coloboradores;
    • valorização dos bens confiados;
    • estabilidade diante do stress;
    • disponibilidade;
    • atitude aberta;
    • criatividade;
    • atitude decisiva;
    • honestidade;
    • cultura pessoal.

    Tres aspectos multidimensionais relacionados a competências:

    • Tomada de iniciativa e responsabilidade;
    • a capacidade de mobilizar redes;
    • A inteligência prática das situações;

    Outro conceito relacionados com a competência é a empregabilidade, ou a capacidade do indivíduo tornar-se empregável em várias atividades e empresas, ser versátil, ter a capacidade de resolver problemas, ser polivalente, capacidade de analisar informações, e transferir conhecimento.

    Mercado de trabalho

    Sendo a Administração a arte de liderar pessoas e gerenciar recursos tecnológicos, materiaise financeiros, o espaço do Administrador cresce, sendo difícil lhe impor limites. O profissional da Administração poderatuar em empresas privadas, de capital Nacional ou multinacional, empresas de economia mista, empresas públicas, autarquias e fundações, independente do seu porte. Pode trabalhar nos setores e áreas: Administração Geral, Administração financeira, Administração de Cidades, relações humanas, vendas e marketing,organização e métodos, comércio exterior, gestão de negócios, hotelaria, hospitalar, informática e compras, pode também desempenhar as funções de assessor, consultor, diretor, empresário, gerente, supervisor, chefe, técnico, ou ainda trabalhar como autônomo.

    Paralelo entre os administradores do passado e do futuro (atuais).

    Administradores do Passado

    • Recebiam Conhecimento
    • Aprendizado em sala de aula
    • Responsabilizavam o chefe pela carreira
    • Não eram considerados responsáveies pelo seu próprio conhecimento
    • Pensavam que sua educação estava completa
    • Não percebiam ligações do que aprendiam com os resultados profissionais
    • Deixavam o aprendizado a cargo da organização

    Administradores do Futuro

    • Buscam Conhecimentos
    • Aprendizado pela experiência de trabalho
    • sentem-se responsáveies pela carreira
    • Assumem a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento
    • Ebcara a educaçlão como atividade permanente
    • Percebem como o aprendizado afeta os negócios
    • Decidem intencionalmente o que aprender.
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