Os Cinco Princípios da Economia

Princípio 1 – O verdadeiro custo de algo é aquele que você desiste para obte-lo. Como exemplo podemos citar a decisão entre fazer aulas de canto ou aulas de inglês. Você não terá tempo de fazer os dois, por isso precisa desistir de um para fazer o outro. Custo de Oportunidade.

Princípio 2 – Tomada de decisões na margem. Como exemplo podemos citar uma empresa area que precisa preencher alguns acentos vagos no vôo. Como o custo do Vôo é fixo, os ciustos por passageiro adicional não serão altos, pois precisamos somente ver quando irá ser gasto por passsageiro adicional (isto é as despesas que teremos com esse passageiro, como lanche) emquando mais a empresa cobrar pela passsagem (acima do valor do lanche) maior será o seu lucro.

Pricípio 3 -O comportamento das pessoas é influenciado pelos incentivos. Por exemplo, se a carne bovina aumenta, o consumidor deixará de consumir carne bovina e irá comer mais carne de frango. O produtor irá produzir mais carne de gado devido ao aumento do preço. Da mesma forma, para diminuir o consumo de cigarro o governo pode aumentar os impostos para elevar o preço final.

Princípio 4 – o comércio pode trazer benefícios para todos ao permitir que as pessoas se especializem nas atividades nas quais são mais eficiente. dessa forma conseguiram poduzirem mais, a um custo menos e com mais qualidade. Da mesma forma os governos podem fazer assim. Aquele que tem maior facilidade para produzir determinado tipo de produto pode obter maior lucro se fazer esse determinado produto do que fazer outro no qual irá empregar mais recursos.

Principio 5 – O mercado é a forma mais eficiente de organização da produção. As empresas decidem o qu e o quanto produzir e os consumidores decidem o que e o quanto comprar. dessa forma o mercado se auto regula.

Fonte: Carvalho Júnior, Luiz Carlos de. Desenvolvimento econômico. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Geral

Uma resposta para “Os Cinco Princípios da Economia

  1. Adriano Ventura

    olha as coisas sabias são boas para agradecimentos … obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s